Disfunção Sexual Masculina

Disfunção sexual se refere a várias formas pela qual a pessoa está impossibilitada de participar de um relacionamento sexual da forma como e...

Disfunção sexual se refere a várias formas pela qual a pessoa está impossibilitada de participar de um relacionamento sexual da forma como ela desejaria. Pode haver a falta de interesse; falta do prazer; a falta de resposta fisiológicas para a interação como, por exemplo, a ereção masculina ou a lubrificação feminina; a incapacidade de controlar ou de sentir o orgasmo.

A resposta sexual é um processo psicossomático (físico e psicológico), assim, ambos podem ser a causa de uma disfunção sexual ou não. Por isso é necessário tanto uma avaliação psicológica para com o momento da vida do sujeito, quanto uma avaliação de clínica médica - urologista ou ginecologista - para com a saúde física a fim de avaliar os fatores psicológicos e/ou orgânicos.

Na diferenciação dos gêneros, contudo, as mulheres tendem a apresentar mais comumente queixas sobre a qualidade subjetiva da experiência sexual e a ligação na falta do prazer ou do interesse; já os homens, por um lado, embora queixando-se de falha específica, como ereção ou ejaculação, frequentemente relatam o desejo sexual mantido.

Entretanto a impotência sexual masculina ainda é um tabu, pois boa parte da virilidade e orgulho masculino advém de uma boa relação sexual, por mais que se justifiquem outros fins. A impotência sexual masculina quando não orgânica, está geralmente relacionada ao estresse como uma das causas mais frequentes, seja o estresse: profissional, preocupações financeiras, problemas no relacionamento conjugal, outros... que podem vir a causar um episódio de impotência, e consequentemente gera ansiedade pelo bom desempenho. Inicia-se então a preocupação excessiva com a ereção, assim, a cada vez que há possibilidade de relação sexual dar-se-á um mecanismo ansioso que gera descarga adrenérgica pela insegurança, pela dúvida e pelo medo de que a ereção não ocorra, e por sua vez completa o círculo vicioso, ou seja um padrão de comportamento.  

A psicoterapia utiliza de seus mecanismos para trabalhar neste processo e tem excelentes resultados. 

Postagens relacionadas

Transt. Disfunção Sexual 1995624191808462939

Postar um comentário

emo-but-icon

Encontre-me no Facebook

Divulgue nossos textos

Últimos artigos

Psicóloga Carla Ribeiro. Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.

+Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Endereço e contato

Consultório de Psicologia em Santos
Av.: Conselheiro Nébias, 444 - conj. 1709
Encruzilhada, Santos/SP
CEP 11045-000
Telefone: (13) 3301-9055

Total de visualizações

item