Psicoterapia e livro de auto-ajuda

O livro de auto ajuda é uma forma barata e sugestiva que sugere caminhos, seja em um viés de auto conhecimento ou sobre mercado de ações, receitas culinárias, dietas e tantos outros assuntos. Um grande sucesso financeiro que movimenta rios de dinheiro.

Sobretudo, os livros de auto ajuda têm sua utilidade, fazem o sujeito refletir, assim como qualquer outra leitura, o que é muito bom. Abordam de modo sensível aspectos gerais do comportamento humano, conduzindo assim o leitor à reflexão de tais comportamentos, cabendo a este leitor ter e construir sua própria opinião sobre a leitura realizada. Um percurso que exercita o senso crítico, este movimento quando praticado sobre o próprio cotidiano pode ser muito útil, e desta forma ao voltar a si mesmo este olhar pode levar a um aprimoramento, lapidando hábitos e aspectos que não gostamos tanto assim.

Mas desta forma qual seria afinal a diferença da auto ajuda e da Psicoterapia? A psicoterapia é um mecanismo engendrado de técnicas da Psicologia, que enquanto ciência tem justamente um olhar peculiar, pois parte do pré-suposto que cada indivíduo é único, não ignorando o contexto de sua condição psicossocial de existir no mundo. Na psicoterapia os sentidos são construídos e reconstruídos e os caminhos não são sugeridos, o indivíduo se torna livre para decidir e traçá-los em uma auto construção e maturidade psíquica, autônomo enquanto sujeito. Algo incomparavelmente mais profundo.

Enquanto ciência a Psicologia se fundamenta em provas e resultados que evidenciam sua resolutividade, já os livros de auto ajuda baseiam-se, em geral, em discutir questões abrangentes, muitas vezes traduzidos de outras culturas, sem levar em consideração o contexto sócio cultural, sendo reducionistas em sua visão do homem. Assim, por tais razões explícitas, a psicoterapia e os livros de auto-ajuda seguem cada um com sua finalidade e seus objetos totalmente distintos.  

Comentários

Comente sobre esse tema

Avaliações