Gravidez após a cirurgia bariátrica.


O sonho de ser mãe pode ser realizado, mas para isso há condições necessárias para tal. É sabido que mulheres obesas têm grande dificuldade para engravidar, em razão de complicações de saúde. O que leva grande parte delas e recorrerem a cirurgia bariátrica como um caminho para tal. Mas atenção, é necessário compartilhar todas as razões, os desejos e expectativas pelos quais se busca a cirurgia bariátrica na avaliação psicológica.

Quase metade das mulheres submetidas à cirurgia bariátrica ainda estão em idade reprodutiva, aliás, engravidar para muitas, é um grande sonho. Mas afinal, quais as expectativas de engravidar após a cirurgia bariátrica em razão de tantas limitações do pós-operatório?
É possível engravidar após a cirurgia bariátrica, no entanto há sérias recomendações para as futura mamães. É recomendado engravidar, pelo menos, um ano após a realização da cirurgia. Pois é no primeiro ano que ocorre a perda de peso de maior relevância, do contrário, a gravidez pode ser prejudicial à mãe e ao bebê.

Segundo o estudo de Elias Jirjoss Ilias, publicado na revista da Associação Médica Brasileira em 2008, em razão das deficiências nutricionais, tanto a mãe quanto o bebê estão sujeitos a consequências graves.


O bebê durante sua formação no útero da mãe recém-operada não está sujeito a má formação, mas sim ao parto prematuro, baixo peso ao nascer, retardo mental e defeitos na estrutura embrionária que dá origem ao Sistema Nervoso Central, o tubo neural. 

Já a gestante após a cirurgia bariátrica tem como possível consequência o enfraquecimento e desmineralização dos ossos, obstrução intestinal pela compressão causada pelo útero em crescimento podendo ocasionar até a morte da gestante, conforme registros descritos na literatura, como menciona Elias Jirjoss Ilias.
   

Assim, é de fundamental importância seguir as orientações do cirurgião e dividir com toda a equipe de saúde as razões e os desejos pelos quais se busca a cirurgia bariátrica, a qual no Brasil tem critérios e diretrizes estabelecidas pela portaria nº 492, 31/08/07 do Ministério da Saúde. Conheça mais sobre a cirurgia bariátrica e avaliação psicológica.


É de fundamental importância que as mulheres que tenham a pretensão de se submeter à cirurgia bariátrica sejam alertadas sobre os riscos da gravidez no pós-operatório, tanto no que se refere à mãe quanto ao bebê, na intenção de que o sonho de ser mãe não se torne um risco para a integridade da mulher.

Acompanhamento psicológico após a cirurgia bariátrica


Vários estudos mostram diferentes distúrbios do comportamento alimentar após a cirurgia bariátrica, comporvando que o comportamento alimentar pode evoluir patologicamente mesmo após a cirurgia, ocasionando uma perda de peso mais pobre, ou até mesmo, o ganho de peso quando não há o acompanhamento psicológico após a cirurgia. 

A importância da psicoterapia após a cirurgia bariátrica está atrelada ao auto-monitoramento com técnicas comportamentais e cognitivas que prevenem a recuperação do peso, apoiam mudanças de estilo de vida necessárias após a cirurgia. O acompanhamento psicológico após a cirurgia bariátrica é recomendamente necessária para complementar o tratamento eficaz da obesidade grave.  

______
ILIAS, Elias Jirjoss. Considerações sobre gravidez após cirurgia bariátrica: evidências atuais e recomendações. Rev. Assoc. Med. Bras.,  São Paulo,  v. 54,  n. 6, Dec.  2008.

Comentários

Comente sobre esse tema

Avaliações