Gestão do Tempo


Nas circunstâncias atuais do ritmo frenético da vida moderna, em meio a tantas atribulações, é comum o questionamento sobre o tempo, que passa a ser cada vez mais precioso e raro diante das constantes exigências do espaço no mercado de trabalho. O que traz à tona a constante necessidade de atualização profissional para garantir uma colocação bem sucedida. A ordem é a convergência de progresso, razão, produção e acumulação para a exigência de homens plenos, livres e felizes. Será?
 
Será o homem livre e feliz em meio a tantas atividades, que por vezes, o deixa longe do precioso tempo para dedicar-se a sua família, amigos e vida social... e tão próximo à beira de um colapso a provocar o esgotamento físico e mental? Aquele que visa unicamente a ordem social instituída, certamente diria: – “Um sacrifício necessário em prol daqueles que amo”. Já outros, estariam abertos a buscar maior equilíbrio e conciliar o trabalho e a vida social, para de fato não oferecer àqueles que se ama a ausência... 

Logo, gerenciar o próprio tempo requer empenho, dedicação e principalmente, disciplina. É necessário estar motivado por benefícios que realmente tragam momentos de felicidade. Pare um instante e se questione: o que significa felicidade para você e como proporcionar isto a si mesmo? O segundo passo é adaptar sua rotina a tais possibilidades, ordenando prioridades. Faça uma lista e tente segui-la e aprimorá-la.

Estudar o seu tempo irá revelar aspectos do cotidiano, sobre si mesmo e prioridades que talvez lhe sejam até desconhecidos, sendo possível conhecer o tempo dispensado desde o período de locomoção para o trabalho, ou curso e o exercício do mesmo; cuidado à própria saúde e em quais níveis, seja pela alimentação saudável ou pela prática de atividades físicas; tarefas domésticas; cuidados pessoais e a outros membros da família; hobbies; lazer e cultura, etc.

Adequar a rotina às próprias necessidades mediante ao contexto e particularidades certamente nos faz mais felizes e em equilíbrio. Boa sorte!





Comentários

Comente sobre esse tema

Avaliações