Orientação Vocacional

Orientação vocacional é indicada para aqueles que têm dúvidas sobre qual carreira profissional gostaria ou deveria seguir, bem como par...

Orientação vocacional é indicada para aqueles que têm dúvidas sobre qual carreira profissional gostaria ou deveria seguir, bem como para profissionais que gostariam de mudar de área, seja por não terem se realizado no exercício de uma profissão, seja por não terem conseguido uma colocação profissional almejada.

Para percorrer o caminho da escolha de modo seguro, o mais indicado é através da orientação vocacional, afinal começar um curso profissionalizante ou uma faculdade e abandonar os estudos requer um investimento financeiro e de tempo, ambos cada vez mais preciosos.

A orientação vocacional implica na análise da relação entre as características individuais e as exigências ocupacionais de uma dada profissão, seu percursor foi Juan Huarte um médico espanhol que em 1575 introduziu a visão de que para orientar um sujeito ao exercício de uma profissão primeiramente é necessário conhecer suas aptidões, capacidades individuais que se distinguem de uma pessoa para outra, e então verificar quais os ramos da ciência melhor correspondem tais aptidões.

Muitos avanços ocorreram desde então, como por exemplo, aliar estudos da sociologia, economia e psicologia dentro do processo da orientação vocacional de modo denso e sério a ponto comporem diferentes e meticulosas elaborações de testes psicológicos.

Assim, um psicólogo habilitado pode realizar uma melhor combinação de estratégias para cada indivíduo que busca a orientação vocacional, com a utilização de entrevistas, ferramentas e testes psicológicos mais adequados, na intenção de enriquecer o processo de orientação vocacional e embasar teoricamente a orientação desta escolha, que tem duração de cinco a nove sessões.


O modo sistemático e eficaz da utilização de instrumentos de avaliação psicológica para a orientação vocacional consiste na investigação de interesses, aptidões, personalidade e os níveis de maturidade para a realização da escolha; o que for expresso pelo paciente será analisado e esta análise apontará a uma carreira profissional mais indicada mediante suas particularidades.

Postagens relacionadas

tecnologia 5291524197162475861

Postar um comentário

emo-but-icon

Encontre-me no Facebook

Divulgue nossos textos

Últimos artigos

Psicóloga Carla Ribeiro. Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.

+Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Endereço e contato

Consultório de Psicologia em Santos
Av.: Conselheiro Nébias, 444 - conj. 1709
Encruzilhada, Santos/SP
CEP 11045-000
Telefone: (13) 3301-9055

Total de visualizações

item