Mania de arrancar cabelos

Um comportamento impulsivo, que leva a pessoa a puxar e remover os fios de cabelo, e aos que o comem após arrancá-los é denominado (...


Um comportamento impulsivo, que leva a pessoa a puxar e remover os fios de cabelo, e aos que o comem após arrancá-los é denominado (tricofagia). Nem sempre o alvo são os fios na cabeça, os pelos de outras partes do corpo também podem ser arrancados – sobrancelhas, cílios, barba, e de outras partes do corpo sem controle, levando um ritual de prazer por horas afinco.

Uma circunstância que geralmente leva a pessoa ao constrangimento e a vergonha, em admitir o evento é ainda pior. O cotidiano traz o isolamento social, o que tende a agravar ainda mais o problema. 

O início e a manifestação, geralmente se dá na infância, ou após algum acontecimento estressante ou traumático. A criança, não sabendo se expressar verbalmente uma angústia que perdure, por alguma razão especial, acaba por reagir de modo auto agressivo puxando os cabelos e por vezes comendo.

Com o passar do tempo este comportamento de transforma uma fuga da angústia e passa a gerar uma espécie de vício e prazer. Muitos dizem sentir tensão e ansiedade, seguidos por um grande alívio ao arrancar os fios. 

Normalmente, procura-se por fios dentro de um critério específico, área do corpo definida, com uma textura ou comprimento determinados, que pareçam arrepiados ou fora do lugar, que sejam brancos ou mais claros/escuros que os demais). 

A psicoterapia envolve o paciente de modo a resgatar o histórico e entender o evento, com a intenção de compreender estes impulsos que ansiosamente conduzem a uma fuga, procrastinando o enfrentamento e promovendo momentos de auto-sabotagem do sujeito a diferentes circunstâncias de sua vida.

Postagens relacionadas

Transt. de Habitos e Impulsos 1510483068871735711

Postar um comentário

emo-but-icon

Encontre-me no Facebook

Divulgue nossos textos

Últimos artigos

Psicóloga Carla Ribeiro. Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.

+Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Endereço e contato

Consultório de Psicologia em Santos
Av.: Conselheiro Nébias, 444 - conj. 1709
Encruzilhada, Santos/SP
CEP 11045-000
Telefone: (13) 3301-9055

Total de visualizações

item