Comportamento x Frequência cardíaca x Respiração

A novidade TOP aqui no consultório é o emWave, sistema de monitoramento de frequência cardíaca cientificamente validado que facilita técnicas de aprendizado para criar um estado ideal em que o coração, a mente e as emoções operam em sincronia e equilíbrio. Um programa de computador que permite acompanhar a frequência cardíaca em tempo real, combinado a exercícios de respiração para investigar e intervir diretamente na ansiedade, e fazer você sentir na pele os benefícios em aprender a controlar crises de ansiedade e o conforto após sua normalização. Reduzindo e estresse e a ansiedade rapidamente, promovendo equilíbrio físico e emocional, segurança e bem estar.

Pesquisas demonstram que sinais cardíacos têm efeito significativo na função cerebral, de modo a influenciar processos emocionais, e faculdades cognitivas superiores como atenção, percepção, memória e resolução de problemas. O efeito da atividade do coração na função cerebral tem sido amplamente investigado nos últimos 40 anos, demonstrando que diferentes padrões de atividade cardíacos (que acompanham diferentes estados emocionais) têm efeitos distintos na função cognitiva e emocional.


Durante o estresse e emoções negativas, quando o padrão de ritmo cardíaco é desordenado, o padrão correspondente de sinais neurais que viajam do coração para o cérebro inibe funções cognitivas superiores. Isso limita e dificulta nossa capacidade de pensar com clareza, lembrar, aprender, argumentar e tomar decisões efetivas. (Isso ajuda a explicar por que muitas vezes podemos agir de forma impulsiva e imprudente quando estamos sob estresse.) A contribuição do coração para o cérebro durante emoções estressantes ou negativas também tem um efeito profundo nos processos emocionais do cérebro – realmente servindo para reforçar a experiência emocional de estresse.

A variabilidade da frequência cardíaca é uma medida em tempo real como um marcador de resiliência fisiológica e flexibilidade comportamental, incluem novos padrões de respiração e até mesmo direcionamento de pensamentos. O que afeta o ritmo cardíaco com base nos sentimentos e emoções. Junto a psicoterapia amplia-se ainda mais o controle sobre a ansiedade e estresse.

Padrões cardíacos incoerentes de atividade fisiológica associados a emoções estressantes podem fazer com que nosso corpo funcione de forma ineficiente, esvazie nossa energia e produza desgaste adicional em todo nosso sistema. Isto é especialmente verdadeiro se o estresse e as emoções negativas forem prolongadas ou experimentadas com frequência, associado a maus hábitos e estilos de vida tendem a comprometer a saúde como um todo.


Estes gráficos mostram exemplos de padrões de variabilidade da frequência cardíaca em tempo real (ritmos cardíacos) registrados em indivíduos com emoções diferentes. O padrão de ritmo cardíaco incoerente mostrado no gráfico superior, caracterizado por sua forma de onda irregular e pontiaguda é típico do estresse e das emoções negativas, como raiva, frustração e ansiedade. O gráfico inferior mostra um exemplo do padrão de ritmo cardíaco coerente que normalmente é observado quando um indivíduo está experimentando uma emoção positiva sustentada, como apreciação, compaixão ou amor. O padrão coerente é caracterizado por sua forma regular, de onda senoidal. É interessante notar que a quantidade total de variabilidade da frequência cardíaca é na verdade a mesma nas duas gravações mostradas acima.
O relaxamento é um estado de baixa energia em que o indivíduo repousa tanto o corpo quanto a mente, geralmente de desligando de processos cognitivos e emocionais. Em contrapartida, a coerência geralmente envolve o engajamento ativo de emoções positivas. Psicologicamente, a coerência é vivida como um estado calmo, equilibrado e de bem estar físico e emocional que é propício e ideal para manter no cotidiano, resultando no aumento do desempenho de tarefas que exigem acuidade mental, foco, resolução de problemas e tomada de decisão, bem como atividade física e coordenação.

Agende a sua consulta.


Comentários

Comente sobre esse tema

Avaliações