Principais Autores

Wilhelm Maximilian Wundt, alemão nasceu em 1832, estudou medicina, filosofia e psi...

Wilhelm Maximilian Wundt, alemão nasceu em 1832, estudou medicina, filosofia e psicologia. De 1875-1917 atuou como professor de filosofia e psicologia; por suas inúmeras contribuições acadêmicas e a criação do primeiro laboratório experimental Psicologia é considerado o fundador da Psicologia, realizando a descrição e demarcando o domínio da nova ciência em 1879 com a publicação de Principles of Physiological Psychology. Dedicou-se ao estudo de reações simples a estímulos sob condições controladas. Seu método de trabalho foi chamado de ESTRUTURALISMO, o objeto de estudo era a estrutura consciente da mente e do comportamento, sobretudo experiências sensoriais. Faleceu em 1920.
William James, nasceu em 1842 nos EUA. Para ele a mente consciente era um constante fluxo de interações com o meio ambiente. Seus estudos estavam voltados para a função dos processos mentais conscientes. Seu trabalho foi chamado de FUNCIONALISMO, contestou e defendeu maior espaço para as emoções, a vontade e os valores, o que traz a individualidade cada ser como único em detrimento dos processos estruturantes, James não se limitou a descrição de elementos, conteúdos e estruturas. William James faleceu em 1910.
Max Wertheimer nasceu em 1880 na Tchecoslováquia, foi um dos fundadores da TEORIA DA GESTALT juntamente com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler. Juntos, dedicaram-se ao estudo de processos perceptivos. Esta corrente da Psicologia entende que os fenômenos psíquicos só podem ser compreendidos, se forem vistos como um todo e não através da divisão dos elementos perceptuais. A palavra gestalt significa "forma", "formato", "configuração" ou ainda "todo", "cerne". Trouxe a compreensão de que o todo é mais que a soma das suas partes. Max Wertheimer faleceu em 1943.
Seu verdadeiro nome era Sigismund Schlomo Freud, nasceu em 06/05/1856 em Freiberg, Morávia, na época pertencente ao Império Austríaco, atualmente a região é denomimada Pribor, na República Tcheca. Em 1877 abreviou seu nome para Sigmund Freud. Publicou muitas obras dando origem a perspectiva da PSICODINÂMICA, afirmou que a natureza humana não é sempre racional e que as ações podem ser motivadas por fatores não acessíveis à consciência, pelo que denominou de inconsciente; dava muita importância à infância, a origem de sua teoria teve base na observação direta de seus atendimentos, desta forma criou além de teorias técnicas de atendimento que chamou de Psicanálise. Morreu em  23/09/1939 de câncer. 
Carl Gustav Jung nasceu em Kesswil, Suíça em de  26/06/1875. Suas divergências de Freud surgiram em 1912. E a partir daí Jung publicou seus estudos sobre o inconsciente coletivo e apresentou os conceitos de introversão e extroversão na obra “Tipos Psicológicos". A partir daí, construiu as bases da psicologia analítica, seguindo a perspectiva da PSICODINÂMICA desenvolvendo a teoria dos arquétipos e incorporando conhecimentos das religiões orientais, da alquimia e da mitologia. Jung faleceu em 06/06/1961.
Ivan Petrovich Pavlov, nasceu em 1849 na Rússia. Fisiologista realizou descobertas sobre os processos digestivos de animais, e observou o condicionamento por estímulos e respostas, levando-o a se aprimorar na perspectiva COMPORTAMENTAL / BEHAVIORISMO, linha da Psicologia que estuda a relação de estímulos do meio ambiente que o influenciam o comportamento humano. Iniciou sobretudo com experimentos feitos com  animais, descobrindo muitos princípios válidos para o comportamento humano. Pavlov faleceu em 1936.
Jean-Paul Charles Aymard Sartre, nasceu na França em 1905 filósofo apoiador de causas políticas em sua vida e obra. Recusou-se a receber o Nobel de literatura em 1964, considerava suas obras literárias como diferentes e não talentos. Influente nos anos 50 na perspectiva HUMANISTA. Entendia o homem  não como um ser controlado pelo insconsicente como a Psicodinâmica, ou controlado pelo  ambiente como a Comportamental, mas sim como um ser ativo, que busca seu próprio  crescimento e desenvolvimento. A principal fonte de conhecimento desta perspectiva é o estudo biográfico, para descobrir como cada um vivenciava sua existência. Sim Sartre era estrábico, e faleceu em 1980.
Carl Ransom Rogers nasceu em 08/01/1902 em Illinoi, nos EUA. Psicólogo norte-americano, foi um precursor da Psicologia HUMANISTA, recusou-se a compreensão de que o núcleo básico de todo ser humano é a neurose, defendendo que, o núcleo básico da personalidade humana era tendente à saúde, ao bem-estar. Tal conclusão sobreveio do processo meticuloso de investigação científica. Para Roger, cada pessoa possui em si mesmo as respostas para as suas  inquietações e a habilidade necessária para resolver os seus problemas, o psicoterapeuta é apenas a faísca, para potencializar esta habilidade. Criou a linha teórica conhecida como abordagem centrada na pessoa. Rogers faleceu em 04/02/1987.
Nise da Silveira, nasceu em Maceió 15/02/1905. Apontou as relações entre pobreza, desigualdade, e a necessidade da promoção em saúde no Brasil. Transformou as relações no tratamento de transtornos graves em humanizados e dignos; fez a verdadeira terapia ocupacional, criou ateliês de pintura e modelagem na intenção dos pacientes reatarem vínculos e elos com a realidade através da expressão simbólica e da criatividade, revolucionando a Psiquiatria no Brasil. Nise faleceu em 30/10/1999.

Postar um comentário

emo-but-icon

Encontre-me no Facebook

Divulgue nossos textos

Últimos artigos

Psicóloga Carla Ribeiro. Imagens de modelo por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.

+Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Endereço e contato

Consultório de Psicologia em Santos
Av.: Conselheiro Nébias, 444 - conj. 1709
Encruzilhada, Santos/SP
CEP 11045-000
Telefone: (13) 3301-9055

Total de visualizações

static_page