Psicoterapia ON-Line?

A Psicologia online é algo que acontece em nosso país em caráter experimental e de pesquisa. Não se caracteriza como psicoterapia, mas sim c...

A Psicologia online é algo que acontece em nosso país em caráter experimental e de pesquisa. Não se caracteriza como psicoterapia, mas sim como uma pesquisa. E como qualquer pesquisa com seres humanos deve haver um protocolo aprovado pelo comitê de pesquisa e ética reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde, conforme resolução 196/96.

O sujeito que se submete a ser pesquisado, tornar-se “cobaia” não deve pagar nada por isso e pode desistir a qualquer momento. Assim, sites que realizam serviços psicoterapêuticos
mediados pelo computador e realizados por psicólogos, independente da nomenclatura – cyberpsicoterapia, webpsicanálise, webterapia, dentre outros termos – estão realizando pesquisa, desde que regulamentados pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) com um selo de garantia conforme resolução CFP 012/2005.

Há serviços de orientação do psicólogo que podem ser cobrados quando mediados pelo computador, são eles: orientação profissional; orientação de aprendizagem; orientação psicológica e afetivo-sexual. Mas para ter orientação por orientação ler um livro de auto ajuda pode ser mais reflexivo, mesmo que o livro de auto-ajuda não seja escrito por psicólogos.

A psicoterapia requer não apenas o discurso da queixa do paciente para o especialista, mas requer um encontro consigomesmo através desta relação terapêutica e humana com o outro. O contato real em que gestos, aparência, lapsos, intonações de voz e etc. encontram-se diante de um valor inestimável pois não são produtos do discurso planejado, mas sim de um discurso do incosciente imerso pelo contexto, vivências e a realidade daquele sujeito.

Não, eu não faço orientações on-line, recomendo uma leitura qualquer de auto-ajuda mesmo. Acaba sendo melhor e mais barato do que orientação pela internet. Se preferir busque o atendimento psicologico real, é indiscutivelmente mais seguro e eficaz.

Postagens relacionadas

Tratamento 5355842984308591299

Postar um comentário

  1. A Psicoterapia está além disso e pode ser muito viável em diversos aspectos:

    Psicoterapia Online tem o ponto positivo de você não precisar se deslocar até o consultório do profissional, o que já super ajuda quem tem rotina apertada ou até aqueles que viajam muito a trabalho.

    Outra vantagem é a flexibilidade dos horários, que podem ser também uma das dificuldades de pessoas com rotinas corridas e não conseguem um horário nos consultórios de maneira presencial.

    O paciente/cliente deve apenas possuir um dispositivo para realizar chamadas de vídeo e garantir que o local onde irá realizar a sua consulta seja privado, para evitar que ninguém fique ouvindo o que se está falando na sessão (existem outros meios de terapia online, como por mensagens, e-mail, etc., mas aqui vou falar mais sobre as chamadas de vídeo por serem as mais utilizadas pelos profissionais).

    Por conta dessa facilidade do atendimento online, os profissionais também podem cobrar valores mais acessíveis nas sessões, uma vez que muitos deles não terão os mesmos custos dos atendimentos presenciais, como a locação da sala por exemplo.

    Algo que percebo bastante no consultório (online e presencial) é que algumas pessoas têm receio de procurar um profissional sem antes conhecê-lo, e a vantagem de termos um perfil nessas plataformas de atendimento online – como a Psicologia Viva – é a possibilidade que ela oferece para você visualizar um pouco quem é o profissional, suas especialidades, os valores de seus atendimentos, etc.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Encontre-me no Facebook

Últimos artigos

Psicóloga Carla Ribeiro. Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.

+Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Endereço e contato

Consultório de Psicologia em Santos
Av.: Conselheiro Nébias, 444 - conj. 1709
Encruzilhada, Santos/SP
CEP 11045-000
Telefone: (13) 3301-9055

Total de visualizações

item