Troca afetiva

Abrir espaço para o diálogo na ralação significativa treinar e estimular a escuta, daquilo que o outro realmente pensa sobre nós. Porém, você deve se preparar para esta experiência que pode ser reveladora.

Bora ampliar a individualidade e ainda sincronizar a intimidade em casal? Estes são os objetivos da dinâmica para casal que descrevo a seguir.

Sobre a cama, sentados olhando face a face, fixamente olho no olho, segurando as mãos do(a) companheiro(a) passar a instrução:

Esta é a dinâmica sobre intimidade, cada um deve descrever 5 dificuldades que possui na ralação para com o(a) parceiro(a), sob a intenção do outro escutar e acolher as perspectivas mútuas, sem comentá-las e sem gerar polêmica.

A seguir, um novo ciclo se repete. Desta vez, para descrever 5 razões pelas quais deseja manter o relacionamento atual. Cada um traz à tona seus motivos, novamente, escutando e acolhendo sem comentar ou gerar polêmica.

Sugere-se realizar a dinâmica em cima da cama, espaço de grande intimidade, porém com a compreensão e acordo de não fazer amor/sexo na sequência com o objetivo de dar o tempo de elaborar o que cada um falou e refletir sobre.


Sim vc pode se chocar com a visão que seu parceiro(a) compartilhou sobre você. Reflita. Nem toda crítica é maldosa ou tóxica, a intenção é prover críticas construtivas. Afinal, poder falar sobre o outro revela também as expectativas e anseios individuais daquele conjugue, então pondere e reflita novamente.

A consequência esperada é aproximar ainda mais o casal no diálogo, no equilíbrio do afeto doado e afeto recebido.

Outra consequência esperada é o fortalecimento da individualidade por criar espaço para falar o que muitas vezes guardamos em nosso íntimo por inseguranças, medos ou receio de causar desentendimentos desnecessários. Criar momentos para o diálogo é uma manutenção fundamental para um relacionamento saudável e bem sucedido.

--

Psicóloga Carla Ribeiro CRP-SP 86203

Av. Conselheiro Nébias, 444 cl. 1709 - Encruzilhada, Santos SP

Tel. (13) 33019055 / WhatsApp +5513981148567

Instagram: @psicologacarlaribeiro

Facebook: https://web.facebook.com/PsicologaCarlaRibeiro

E-mail: contato@psicologacarla.com

Comentários

Comente sobre esse tema

Avaliações