Psicoterapia para adultos

A Psicoterapia é um método de tratamento para ampliar e restaurar estratégias de enfrentamento a situações de angustia ou sofrimento à medida em que mobiliza conteúdos, habilidades e atitudes através da escuta e mediação do psicólogo clínico. Investigando no paciente expressões, intensidades, significações e inquietudes, nas angústias e queixas, assim, o psicólogo avalia e conduz com perguntas e direcionamentos a avaliação inicial e dá ao paciente uma devolutiva no que a psicoterapia poderá contribuir em cada caso. 

A psicoterapia: 
- reaproxima o sujeito de situações que envolvem conflitos passados através da crítica e olhar da atualidade; 
- conduz o paciente a colocar as contradições em cheque, na intenção de que o paciente analise e reflita reconstruindo significados para transformar sua realidade; 
- auxilia em conflitos que perturbem o equilíbrio e o bom desenvolvimento das atividades, devolvendo a harmonia, restabelecendo a saúde mental. 

Qualquer pessoa está sujeita a viver situações de conflitos e sentimentos perturbadores, que geram questionamentos e/ou sofrimento emocional. Logo o processo terapêutico, promove um movimento de questionamentos, análises e reflexões na intenção de transformar e reconstruir sentidos para mudar o olhar e a percepção do paciente, auxiliando a buscar novas maneiras de enxergar sua realidade e formas mais saudáveis de se posicionar diante de conflitos, problemas e situações de vida. 

O crescimento e o amadurecimento pessoal também é uma consequência da psicoterapia. Um lugar, modo e tempo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, com as mais profundas dores para apaziguá-las na construção de novos significados, estabelecer diálogos construtivos e transformadores.

Comentários

Comente sobre esse tema

Avaliações