Mania de cutucar escoriação psicogênica


Quem nunca espremeu ou cutucou a pele por uma espinha, que atire a primeira pedra! Apertar-se é um comportamento muito comum com início já na puberdade, afinal os hormônios em constante oscilação propiciam muitas modificações fisiológicas, inclusive espinhas e outras irregularidades na pele. Mas qual é o momento de parar de se apertar? 

Se não há um limite e você quer sempre um pouquinho mais, vale a pena entender melhor este comportamento impulsivo, a ponto de provocar lesões na pele em diferentes partes do corpo chamado de escoriação psicogênica e não mais escoriação neurótica, também conhecido como Skin Picking, a mania de se cutucar. O comportamento é considerado patológico quando se torna habitual ou crônico trazendo sentimento de vergonha, disfunção ou prejuízo social, como por exemplo deixar de ir à praia em razão as feridas e manchas espalhadas em toda a pele.

Passar um tempão no banheiro a ponto de perder a noção do tempo e quando se dá conta, lá se foi quase uma hora ou muito mais. Cutucar a pele com uma conduta auto-lesiva, quer dizer, há uma repetição no ato de tocar, cutucar, perfurar, coçar, arranhar ou escoriar a pele. Pode utilizar-se além dos dedos, alfinetes, facas, clipes e lâminas, causando muitas vezes lesões notáveis com infecções secundárias ou cicatrizes profundas de modo intensivo e repetitivo, ocasionando o aparecimento de feridas leves e profundas, cicatrizes e descolorações na pele.


A maior parte dos indivíduos acometidos é do gênero feminino, a estimativa populacional ainda é desconhecida, sabe-se porém que 2% de pacientes que frequentam clínicas dermatológicas sofrem da escoriação nerurótica. Segundo Azambuja (2009) as escoriações decorrem para aliviar o estresse não de uma neurose, mas de um processo mental particular cuja energia é desviada para um gesto impulsivo e repetitivo de esfregar, coçar, arranhar ou arrancar a pele. Para Martelli (2008), a escoriação é caracteriza pelo impulso autoprovocado das lesões, sendo essa a chave do diagnóstico diferencial entre esse comportamento e a doença de pele, dermatite factícia. 


Situações que causam o aumento de tensão, ansiedade, pensamentos de autocrítica, tristezas, momentos ociosos, ou o puro prazer em se cutucar motivam a pessoa começar e não saber ao certo a hora de parar em se espremer e a procurar por imperfeições na pele de modo repetido e frequente. Inconscientemente, a emoção passa a ocupar na pele, uma expressão física, as marcas registram as experiências vividas ali em forma de cicatrizes. Para os autores, as autolesões marcam o espaço de uma ferida física e também psíquica, tornando a ferida a totalidade física e emocional, pois no momento em que agride a pele libera a tensão presente no ato, diferentemente de uma doença de pele isolada.

O tratamento inclui avaliação de dermatologista e acompanhamento psicológico através da psicoterapia. Para melhor direcionamento e intervenções psicoterápicas, deve-se aprofundar na compreensão do sofrimento psíquico, considerando seus aspectos de personalidade, seu estado de consciência e aceitação de seu quadro patológico. 

Os pacientes com escoriação psicogênica assumem que lesionam a própria pele. Este reconhecimento favorece a inserção desses pacientes em atendimentos psicoterápicos de diferentes modalidades, incluindo a obtenção de possíveis benefícios com a psicoterapia breve em razão da queixa focada para este problema específico.

É comum quando nos sentimos angustiados e ociosos na infância buscarmos contato físico, colo, carinho. O toque, a curiosidade e a exploração sobre o próprio corpo é comum com o início das espinhas, mas ao perceber a consequência de apertar e machucar a pele também é comum abandonar esta exploração. Se não há este abandono é o início de movimento de se machucar e lesar a pela.

A questão é que se registrou um comportamento de lesa e machuca como algo prazeroso, uma espécie de sadomasoquismo. Caso se deseje interromper este comportamento é importante entender o que desperta o início do impulso, que sentimento/vivência/momento ocorre e compartilhar isto com o psicoterapêuta, na intenção de engrenar uma auto consciência de si para criar estratégias junto ao psicólogo (na abrodagem cognitivo comportamental) para intervir, reduzir e até parar de você se cutucar.

_______________

Martelli,A.C. Ipele [online]. 2006.Dermatoses psiquiátricas.São Josédo Rio Preto: [update 2006 utubro 11; citado 2008 maio 13]. Disponívelem:http:// www.ipele.com.br/livro/capítulo. Acesso em: 13/09/2013.

Comentários

  1. Dra Carla, você já tratou alguém com escoriação neurótica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Amanda, e o mais importante é justamente este resgate de sentidos que a psicoterapia provoca, como resultado proporciona maior consciência e auto percepção dos comportamentos, e justamente no ato de se cutucar o sujeito fique mais atento identificando qual angustia ou ansiedade do momento o conduz ao ato de se cutucar, por exemplo.

      Excluir
  2. eu mexo na pele a exatamente 10 anos, sem perceber já estou cm dedo no rosto e na cbç tirando cascas e exprimindo espinhas, na vdd qlqr casca na pele eu arranco, sei q n é bom e estou lutando bastante pr parar de mexer, tive até infecção grave perto do olho por mexer numa espinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, a psicoterapia cognitivo comportamental facilita, instiga e promove mudanças positivas para mudar estes hábitos, não se trata exclusivamente do ato de se cutucar, mas sim da ansiedade velada que está por trás deste comportamento.

      Excluir
    2. eu sou como vc nao consigo parar.

      Excluir
  3. me cutuco a 18 anos, não me olho no espelho a 4 anos por conta das manchas provocadas por mim mesma tenho vergonha ao sair na rua, já pensei em suicídio varias vezes por conta de viver assim (sobreviver).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a terapia é muito importante, mas pra ir te ajudando com as manchas, fazer uma depilação com gilette, duas vezes por semana, ajuda a ir clareando as machas, as minhas das pernas praticamente sumiram

      Excluir
    2. Ana Clara, procure terapia cognitivo comportamental

      Excluir
  4. Me cutuco a mais de anos e não consigo parar pois quando me olho no espelho e vejo pêlos e pontinhos...já era...mexo até ferir....que loucura ...já melhores bastante mas as vezes tenho recaídas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma tendência em pioras e recaídas em momentos da vida de maior ansiedade. Por isso não deixe de procurar ajuda presencial e profissional.

      Excluir
  5. A mais de 15 anos que mim cutuco, não sei como para eu não vou a praia, não visto blusas sem manga, e para tira fotos tem que ser a base de fhotoshopp para remover as manchas gostaria de uma ajuda, pois já perdir minha auto estima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é um comportamento bem rotineiro esconder as manchas da exposição ao julgamentos de terceiros. Se é algo que lhe traz sofrimento busque por ajuda profissional e presencial.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há outras questões a serem avaliadas Ingrid, nenhuma avaliação será feita através da internet, apenas presencialmente.

      Excluir
  7. Eu achei q eu era a única na face da terra...Fazem uns 7 anos q me cutuco tenho manchas horríveis na pele e principalmente nos braços faço de td para cobri-los ,já passei por várias dermatos eu não sou alérgica a nada porem nascem machucados na minha pé e daí entaum eu cutucu.Bom cutucava pois a última dermato q passei me ajudou muito tbm com a parte psicológica e enfim parei de cutucar ,mas as manchas estão horríveis será q eu dia me livro delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruh Gomes, só o dermatologista que lhe acompanhe pode tirar essa dúvida.

      Excluir
  8. Excelente texto. Fora procurar ajuda de um psicólogo, que dica a Sra. dá pra se livrar desse vício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora, um dermatologista para avaliar as feridas, tanto para promover uma higienização adequada quanto para auxiliar na cicatrização. Caso haja a necessidade de outros encaminhamentos, ambos os profissionais poderão fazê-lo mediante a particularidade de cada caso.

      Excluir
  9. Dra minha filha de 3 anos não deixa cicatrizar uma picada de pernilongo a três meses, estou preocupada pois ela fica o tempo todo cutucando, isso poder ser problema psicológico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela idade dela tudo indica que seja muito mais curiosidade mesmo. Converse sobre o pediatra, tente uma barreira física como uma proteção tipo bandaid colorido após a limpeza adequada.

      Excluir
  10. Eu to a quase 3 anos direto uma luta triste para conseguir ter a pele do rosto que eu quero

    Fico com auto-estima extremamente baixa

    Eu não consigo parar de mexer no rosto

    E isso contando que eu tenho os melhores tratamento possivel

    Nesse exato momento minha auto-estima esta baixa pelo fato de eu ter acabado com meu rosto estourando espinha até sangrar minha pele

    Agora vou tratar minha pele para melhorar o aspecto até as manchas sair um pouco isso durará mais o menos 1 semana ja que eu tomo 3 litros agua por dia, pratico esporte,tomo cha verde, passo sabonete dermatológico no rosto passo creme enriquecido com vitaminas C e D faço microagulhamento derma roller passo até gelo no rosto para eu melhorar todos os dias isso exceto o microagulhamento que é 1 vez por semana

    E isso me ajuda mtttttt a pele ficar com boa aparência mais ajuda msm

    Porém isso dura até chegar a nascer uma espinha eu tento me segurar para não estourar porém me dar sensação de impulsão de impaciência de preocupação eu sei q se eu mexer eu irei acabar com meu rosto

    Resultado acabei com meu rosto sangrando e td marcado gravemente

    Ai eu retorno aos tratamento e sempre se repete de eu mexer novamente

    Essa sensação de aguardo para ter esse rosto bom que sempre desejo acaba cmg

    Única coisa que eu queria é parar com essa mania infernal

    De cutucar no rosto

    Era só isso q eu queria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concerteza vou fazer. Até agora não consigo parar é muito ruim mesmo to acabando com meu rosto, ontem mesmo, meu rosto tava até bonzinho

      Porque eu conseguir ficar 9 dias sem cutucar (praticamente um recorde)

      Ja que eu tinha excluído o espelho da minha rotina

      Mais eu não aguentei ficar todo esse tempo sem mexer no rosto
      Porém eu não queria detonar meu rosto ja que é um sacrifício pra essas feridas cicatrizarem, para eu em pouco segundos acabar com toda essa conquista que eu aguardei...

      É tipo uma luta na qual eu sempre me arrependo de ter mexido no rosto

      Mais eu ajo por instinto

      Eu sou muito convicto do que tenho que fazer

      Tem vezes que me xingo e me cobro na frente do espelho quando estou prestes a cutucar no meu rosto

      Mais sempre queimo minha língua e não cumpro minha palavra que não mexerei mais

      Deve ser isso que abaixa a minha auto estima a falta de pulso e persistência ou então algum distúrbio que eu tenho infelizmente

      Só sei que é um alívio quando eu estouro um cravo tem vezes que me "empolgo" como se fosse um viciado em drogas e acabo com todas as espinhas do meu rosto até os que não se desenvolveram ainda

      Mais no mesmo momento é um arrependimento enorme

      Excluir
    3. Que triste isso, eu sei muito bem o que vc esta falando. É algo incontrolável. Eu também não consigo parar há mais de 15 anos ....

      Excluir
  11. Eu faço isso des da financia. Quando me distraio estou puxando aquelas peles dos dedos. Faço isso des de criança e é bem chato pq fica vários pequenos machucados neles. Eu to conseguindo diminuir isso cortando todas as peles que tem alguma pontinha, assim tenho mais dificuldade de puxar elas. cortando elas, eu não me machuco, mas se tiver alguma ponta ai eu acabo puxando e machuca.... Outra coisa q eu to fazendo é sempre que percebo que to começando fazer isso eu pego alguma coisa. Fico com a mão ocupada e isso tb diminui porque se eu vou tentar puxar alguma pele eu tenho que soltar o objeto e se solto o objeto me dou conta do que vou fazer e não faço. Comecei fazer isso pouco mais de uma semana é minhas mãos estão ficando cada vez mais normais, quase que não dá mais para ver os machucados. Vez ou outra acabo fazendo ainda apesar desses truques, mas por estar preocupado com isso, eu percebo mais rápido tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observar-se e se policiar são estratégias mecânicas, mas refletir sobre o que se passa no contexto do dia a dia, é fundamental. O que será que me angustia? O que realmente quero espremer de ruim que está em mim? Trazer estes conflitos para a consistência é elucidar questões que a psicoterapia irá trabalhar, explorar e extinguir esses comportamentos

      Excluir
  12. Tem quase 10anos que eu fico espremendo espinhas e cravos. Decidi parar, mas volto ao mesmo estado. Sou tímida por causa disto, não consigo arranjar um namoro. Os outros me olham torto e zombam da minha face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um impulso que simbolicamente espreme algo de ruim de si mesmo. Mas o comportamento perde o sentido se não houver uma razão para acontecer, chega a ser tornar um vício. Por isso é tão importante torná-lo consciente.

      Excluir
  13. Dra a senhora já tratou pessoas que tem o habito de comer as cascas das espinhas? Conheço uma pessoa passando por isso e gostaria de saber se o mais indicado é psiquiatra dermatologista ou psicológo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o que ela se sente mais à vontade inicialmente, posteriormente,os profissionais decidirão mediante avaliação do caso dela.

      Excluir
  14. Estou acordando com arranhões no rosto as vezes nos braços ... Isso é normal? Tem relação com a manina de cutucar?
    Pode ser stress ou ansiedade durante o sono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ato de se cutucar é consciente, não tem relação. Sugiro que investigue com auxílio de um psicólogo Junguiano, linha na Psicologia que mais aprofunda aspectos oníricos do sono. ;)

      Excluir
  15. Poxa vida! Ler todos esses comentários e ver que não estou sozinha nesta dificuldade é reconfortante. Também me machuco muito, já percebi que é devido à ansiedade mesmo. Fiz terapia para ansiedade por muito tempo, mas parece que a ansiedade não foi embora, apenas mudou de forma de expressão, das crises de pânico para a cutucação sem fim. Não sei o que é pior. Também não uso mais decotes, roupas que mostrem colo ou ombros, biquíni então nem em sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema, há uns 7 ou 8 meses já. Não sei bem como começou, mas aos poucos, pequenas espinhas nas costas e nádegas, que sumiriam em poucos dias, eu comecei a cutucar sem parar. Hoje, assim que essas espinhas cicatrizam, eu vou e cutuco de novo. Criei um círculo vicioso, elas cicatrizam e eu cutuco. Minhas costas e nádegas estão cheias de manchas, devido eu não parar de cutucar. E não consigo deixar de cutucar, e não sei como fazer.

      Excluir
    2. Simbolicamente espremer algo de si, e ver sair para então, sentir-se melhor. Mas no concreto, no cotidiano, o que será que gera a angústia de fato? São aspectos psicológicos para abarcar, explorar e aprofundar em psicoterapia. ;)

      Excluir
  16. Seria o mesmo caso de mania de cutucar e comer feridas do couro cabeludo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ato de comer objetos ou qualquer outra coisa que não seja comestível requer avaliação psiquiátrica e é conhecido como o transtorno de pica. (É isso mesmo que você leu).

      Excluir
  17. Quem tem escoriação psicogênica pode fazer tatuagem? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro q pode kkk mas o risco de vc deixar a tatuagem feia é grande, pq vai ser dificil aguentar o plastico

      Excluir
  18. Oi tenho 2 manias que nao consigo me conttrolar, uma e desde crianca roia unha ate sangrar, com o passar do tempo parei de roer as unhas mastigava e engolia, mas agora fico arrancando pelinhas da berada do dedo mastigo e engulo enquanto nao tiro tudo nao paro as vezes da ate machucadinho no dedo.
    a outra e que fico cutucando espinhas e machucando meu rosto o dia todo. trabalho em estoque fio muito no computador e toda hora me vejo arrancando as casquinhas das espinhas e dos machucadinhos do eu rosto. ele esta todo manchado ate choro pq fica horrivel mas nao consigo. e maior que eu.
    NAO SEI MAIS O QUE FAZER.

    ResponderExcluir
  19. Eu me cutuco muito nas costa e está manchada. Não consigo parar. Se percebo uma casquinha já era. Sinto prazer cutucando, quero até cutucar meu marido. Sofro demais com isso a anos

    ResponderExcluir
  20. Nunca imaginei que isso pudesse ser uma doença. Sofro com isso a muito tempo, desde que começaram a aparecer as espinhas, desde o meu rosto, as costas, nos braços e nos seios, qualquer sinalzinho, bolinha que vejo ou sinto começo a cutucar até sentir que tirei. É algo incontrolável, quando estou parada mesmo sem um espelho, começo a passar a mao pelas costas e pelo rosto procurando algo pra cutucar, o que agora já me resultaram em muitas marcas pelo corpo, algo que me incomoda e me deixa com vergonha de usar blusas decotadas e de alcinha, pois aparece muito, sinto que esta afetando minha auto estima.
    Porém nunca tinha me passado pela cabeça que pudesse ser um tipo de doença.
    Até que estava aqui pensando em várias formas de como acabar com as marcas e pensei que essa mania louca poderia ser um tipo de transtorno e vim pesquisar. Estava certa.
    Gostaria de saber um jeito de me livrar disso, é muito difícil se controlar.

    ResponderExcluir
  21. Não sei desde quando comecei com essa compulsão, acho q a uns 10 anos atrás, quando comecei a ter espinhas. Desde então não consigo ver uma espinha sem espremer, as vezes fico procurando e cutucando a pele onde acho q possa ter algum cravo tbm. Tiro todas as casquinhas de machucado, mesmo sabendo que vão sangrar. Tinha a mania de puxar as cutículas, até que machucasse a pele. Tbm tenho muitos pelos encravados e fico espremendo para tirar até mesmo em locais que não tem nada.. nunca refleti sobre isso, acho q pensava ser normal. Só de uns tempos para cá comecei a pensar que tem algo errado. Lendo este texto só confirmo minha dúvida, obrigada pela ajuda, Carla.
    Para quem sofre de coisas parecidas, às vezes ajuda assistir vídeos de dermatologistas removendo cravos, cistos e outras coisas da pele dos pacientes. É estranho, mas ajuda a desviar a atenção da nossa própria pele.
    Para os que estão descobrindo esse texto, como eu, espero que consigam superar essa situação :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simbolicamente seria a espinha, mas o que vc gostaria de arrancar de si? Agora pense a cerca de seus comportamentos, o que gera/causa tamanha angústia em si mesma? Como minimizar esta causa? Parece mais fácil o prazer de tirar a espinha do que minimizar ou agir na causa da angústia. É um comportamento de fuga, estas questões devem ser abarcadas, focadas e aprofundadas em psicoterapia. ;)

      Excluir
  22. bom dia. Estou lendo os relatos e procurei o assunto pq não consigo parar de arrancar qualquer tipo de cascão, feridas e qualquer coisa que me incomode em auto relevo ou ressecado na pele. Quando eu menos espero ja estou com a mão no rosto arrancando ou procurando algo para arrancar na minha pele. O que me martiriza pq quero parar mas não consigo de jeito nenhum. meu rosto eu tenho vergonha de tantas manhas e ferimentos, cubro com maquiagem mas vejo que muitas vezes piora meus cravos e logo quero espreme-los pq não suporto vê-los no meu rosto. Não seu mais o que fazer, uso cremes e cremes para melhorar mas não adianta.

    ResponderExcluir
  23. Desde a minha infância tenho mania de cutucar e comer as minhas féridas só que de um tempo pra cá tá nascendo mais machucado na minha cabeça eu não consigo ficar sem tirar as vezes minhas féridas sangram muito e eu gosto de sentir essa dor e o pior eu cutuco minhas féridas em qualquer lugar as vezes eu nem me dou conta que estou tirando as cascas e as pessoas me olham muito quando faço isso só que isso me deixa pior pq começo a comer unha

    ResponderExcluir
  24. Quando eu era pequena, uns 8 ou 9 anos, comecei a cutucar, sobretudo os braços e tinha uma vergonha enorme de usar manga curta ou alinha. Isso durou muitos anos, agora tenho quase 50 e ainda me cutucar, controlo, mas ainda sinto satisfação no momento de espremer a espinha e depois um sentimento de culpa e vergonha e tristeza grandes. Sinto não ter feito terapia no momento que isso começou, gostaria de ter sabido psicologicamente porque fazia isso comigo mesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É comum quando nos sentimos angustiados e ociosos na infância buscarmos contato físico, colo, carinho. O toque, a curiosidade e a exploração sobre o próprio corpo é comum com o início das espinhas, mas ao perceber a consequência de apertar e machucar a pele também é comum abandonar esta exploração. Se não há este abandono é o início de movimento de se machucar e lesar a pela.

      A questão é que se registrou um comportamento de lesa e machuca como algo prazeroso, uma espécie de sadomasoquismo. Caso se deseje interromper este comportamento é importante entender o que desperta o início do impulso. Que lembrança/sentimento/vivência/momento ocorre e engrenar uma auto consciência de si para conhecer a si mesmo.

      Excluir
  25. Até agora estou em choque vcs me descreveram ,eu estou horrível manchas no rosto ,braço ,nas costas e onde tiver cascas de machucados ou qualquer bolinha me incomoda aí já era eu aperto até sangrar e repito toda vez q lembro q a bendita está lá ,e triste demais gente

    ResponderExcluir
  26. Meu rosto é todo cheio de marcas de machucados meus braços e pernas meu rosto é horrível e coloco muita maquiagem para sair na rua não sei mas o que fazer tenho vergonha de ir ao médico pois todos perguntam se não e catapora o que fazer ???? Não consigo parar de cutucar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você que ser ajudada não deveria ter vergonha do profissional de saúde, estamos aptos a tratar quem quer ser ajudado. Sugiro que procure um dermatologista inicialmente e depois psiquiatra/psicólogo comportamental.

      Excluir
  27. dr'a eu fico enfiando a unha embaixo da cuticula . . as vezes enfio coisas ponteagudas para satisfazer melhor o desejo de me *"cuticular"* uso anel fala estilete alicatinho de cuticula... nao paro afe machucar ficar em carne viva ... eu me encaixo na "doenca"* ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta do site é informar, mas se ficou na dúvida é recomendado procurar por assistência profissional

      Excluir
  28. É bom saber que não sou a única a ter essa mania, esse hábito de arrancar ferida do corpo se torna um vício, algo que é feito de uma hora para outra sem que uma pessoa perceba, eu me incomodo muito com as feridas no meu couro cabeludo que não cicatrizam justamente porque eu vivo mexendo, é frustrante

    ResponderExcluir
  29. Passo por isso desde um pouco mais de 8 anos. É realmente frustrante lidar com pessoas que não entendem o que eu passo. Cutucava muito minhas pernas durante a infância mas com o tempo isso até que passou, e até hj não sei o motivo. Não sei se é pelo fato de eu passar a usar calças com mais frequência com o tempo, slá. Só sei que agora eu cutuco mais meus braços, costas e rosto, ainda acabei cutucando mais uma vez minhas pernas por conta de pêlos encravados e etc. Minhas costas estão quase completamente cheias de manchas roxas por eu arrancar cascas de machucados, meu rosto eu até estou conseguindo melhorar. Ah, eu ainda machucava muito minha testa na época da infância, hj já não faço mais. Meus braços hj em dia estão todos marcados e com alguns machucados, sempre uso blusas para passar despercebido, até mesmo no calor, e implicam muito comigo. É bem vergonhoso, mas tenho até hj mania de ficar mastigando com os dentes frontais as casquinhas, e fico estourando espinhas e tirando cravos assim que vejo. Estou até conseguindo me conter com o rosto, mas ainda assim, tenho alguns rastros de minhas ações, e parece que isso não vai acabar tão cedo. Estou procurando ajuda graças a minha mãe, que em nossa última consulta, falou um pouco desses meus problemas. Me desculpe pelo texto grande, mas muito obrigada por liberar comentários neste site, é certamente um alívio! Obs: Tenho 15 anos.

    ResponderExcluir
Comente sobre esse tema

Avaliações