Infidelidade e Ciúmes

Viver em sociedade requer a educação de desejos, sobretudo, os desejos sexuais e libidinosos. Educar e reprimir certos impulsos sexuais para conquistar a fidelidade pode ser um grande desafio para muitos... As regras ou contratos conjugais formam a base para delinear a convivência a dois. Construídos e consolidados durante todo o relacionamento, os acordos feitos entre o casal são fundamentais para nutrir e sustentar a fidelidade.

Ao passo em que o casal mantém a relação, o desejo pela exclusividade e plenitude para investir tempo, dedicação e cuidado ao parceiro se concretiza de modo muito peculiar, pois cada uma das partes atribui a seu parceiro um significado. Este significado é construído de acordo com o repertório de experiências de vida e maturidade emocional individuais.

Nossas experiências de vida nos constituem enquanto sujeito, elas influenciam nosso comportamento e regem nossas crenças. O medo, a insegurança e a baixa autoestima podem ser advindas e resultantes de experiências vividas anteriormente, e contudo, podem ser responsáveis por gerar ciúmes causadores de conflitos, crises, insatisfações e instabilidade na relação atual (namoro, noivado, casamento e relação estável). "O ciúme nasce sempre com o amor, mas nem sempre morre com ele." (Rochefoucauld, 2006).


Quando a satisfação na relação diminui, ou quando os sentimentos e pensamentos amorosos não se renovam, favorecendo a falta de compromisso na relação por parte de um dos parceiros, é comum haver um distanciamento na relação por uma das partes. Uma das consequências deste distanciamento, pode ser a origem de pensamentos e fantasias de infidelidade, causando o ciúme.


O ciúme é definido como um turbilhão de pensamentos, sentimentos e ações distintos entre homens e mulheres que supervalorizam objetos, pessoas e animais em diferentes intensidades. (Zammuner, 1995). Caracterizado por uma dependência do parceiro e também grande insegurança sobre si mesmo, do parceiro e do relacionamento.

Pesquisas apontam que, em um relacionamento heterossexual, o ciúmes do homem é fortemente relacionado a exclusividade sexual da mulher, enquanto que, para a mulher, o ciúmes está mais relacionado a um possível envolvimento emocional do parceiro. Já em um relacionamento homossexual, ainda que experimentem níveis de ciúme similares aos dos heterossexuais, as mulheres sentem-se mais aflitas diante da infidelidade sexual, e os homens ficam abalados emocionalmente ao imaginar que o parceiro poderia estar comprometido afetivamente com outra pessoa (Sheets & Wolfe, 2001).


Na intenção de minimizar conflitos na relação do casal, é comum buscar avaliação ou orientação psicológica. Na intenção de cuidar da relação, a psicoterapia de casal pode ser uma boa opção se ambos os parceiros estiverem dispostos à manutenção da relação, abolindo a postura de que a culpa estaria centralizada no parceiro e assumindo a parcela de responsabilidade que cabe a cada uma das partes pelos conflitos.

O ciúme se afasta do padrão de normalidade quando passa a gerar grande sofrimento, mal-estar, preocupações constantes, má alimentação e noites em claro são exemplos de que o nível de ciúmes extrapola e que requer de assistência e intervenção profissional... na intenção de evitar que o ciúme culmine com a expressão de violência de diferentes tipos contra o parceiro, por exemplo.

É sempre crucial tornar consciente alguns processos inconscientes, tais como o ciúme e as influências que conduzem à infidelidade. A psicoterapia elucida estes processos realizando favorecendo a manutenção da relação, restabelecendo o equilíbrio emocional.

Comentários

Comente sobre esse tema

Avaliações