O que faz o Psicólogo?

A psicoterapia é a prática profissional do psicólogo clínico. Atendimento cujo objetivo é tratar desconforto emocionais e comportamentais, aumentando o autoconhecimento e o repertório de enfrentamento. A finalidade auxiliar o paciente a lidar com o sofrimento, inseguranças, inabilidade e transtornos que desequilibra a saúde mental.

Para atuar como psicóloga tive graduação de cinco anos de dedicação e diferentes especializações posteriormente para assistir verdadeiramente. Um percurso de constante descoberta do outro, de tantos outros, não é um lugar ao qual chegamos mas um caminho percorrido e norteado por vínculo, respeito, estudos e confiança.

Como psicóloga, não prescrevo medicação, não faço juízo de valor, sou pequena clínica da alma (de estatura também kk), pequena o bastante para não ser protagonista nem julgadora da vida alheia. Sou técnica e também humana, guardiã das maiores capacidades escondidas por diversos transtornos e a fim de desvendá-las para estimular individualmente a recriar sentidos, sem receitas prontas, por isso, meu trabalho é à longo prazo.

Atender como psicóloga clínica é poder conhecer diariamente diferentes universos em formato de tesouros e eu sempre os encontro entre infinitas possibilidades humanas.

Ser psicólogo não é passar o dia ouvindo problemas, mas sim presenciar a ousadia daqueles que relembram passagens dolorosas de seus caminhos para juntos dar a eles outros significados, ressignificá-los, e poder contemplar o sorriso depois das lágrimas e vislumbrar a mais verdadeira e honesta expressão da pessoa humana em busca de sentido, em busca de si mesma, é poder ver o sucesso da vida sobre a morte e apesar dela.

Ser psicólogo é manter-se aberto ao novo, é ter muitas convicções e a principal delas é a de que sempre há algo de muito precioso a se aprender a cada encontro, a cada sessão. É caminhar pelos vales escuros onde ninguém quer ir e convidar os que por lá se perderam a desfrutar a alegria dos dias ensolarados para melhor compreender a própria humanidade.



Avaliações