Consumo de prazer imediato
Nosso cérebro ao interpretar um estímulo como prazeroso aciona um complexo sistema de recompensa. Esta característica é comum a grande parte dos animais, como garantia de sobrevivência. O problema é que nossa vida atual está inundada de meios mais fáceis e rápidos de acionar esses mecanismos de recompensa, e isto pode gerar ciclos viciosos.
Para muitos, por exemplo, ao comer chocolate, após cerca de alguns quadradinhos, o chocolate passa a não ter mais o mesmo prazer do que tinha no início. É como se ele fosse perdendo o gosto. Isso acontece porque o cérebro, simplificadamente, aciona o sistema de recompensa no início da estimulação, o resto do tempo estamos na verdade tentando buscar o prazer inicial que sentimos (nessa continuidade perdemos tempo e saúde).
Quando buscamos fazer algo novamente porque isso foi prazeroso, nosso cérebro tem a tendência de focar apenas no estímulo prazeroso inicial e não focar no problema aqui e agora. Por isso, por trás de uma bela distração há sempre uma FUGA.
Quando realizamos sempre uma mesma tarefa, que pode ter sido prazerosa inicialmente, nosso cérebro tende a se acostumar com ela, e por isso acaba interpretando como algo corriqueiro. Sempre que colocamos um objetivo novo o cérebro cria novas conexões, e a cada momento em que fazemos algo que nos faz ficar mais perto deste objetivo, aciona os sistemas de recompensa. Ter novos objetivos em mente, ainda que pequenos, é imprescindível para evitar ciclos viciosos e melhorar a qualidade de vida.
Quando os ciclos de prazer imediato já estão consolidados, as consequências podem ser catastróficas: fim de relacionamento, traições, roubos, mentiras, uso abusivo de drogas, doenças crônicas em decorrência do excesso de peso, abandono de emprego, dívidas no cartão de crédito dentre outros.
A necessidade de compensação de angústias por prazeres imediatos é por vezes consciente e até mesmo inconsciente em alguns casos; evolutivo; neurológico. O ser humano é motivado por desejos, então não hesite em buscar por assistência profissional séria e competente sempre que necessário.
--
Psicóloga Carla Ribeiro CRP-SP 86203
Av. Conselheiro Nébias, 444 cl. 1709 - Encruzilhada, Santos SP
Tel. (13) 33019055 / WhatsApp +5513981148567
Instagram: @psicologacarlaribeiro
Facebook: https://web.facebook.com/PsicologaCarlaRibeiro
E-mail: contato@psicologacarla.com
grato por sua contribuição com certeza ajudará muitos desavisados
ResponderExcluirExcelente informação
ResponderExcluir