O que acontece na primeira consulta psicológica?

A primeira consulta é importante para um período de avaliação, para conhecer e explorar a(s) queixa(s) do paciente, bem como o contexto de vida que ela surge, comportamentos desencadeados a partir de então. 

Padrões de comportamento, trabalho, autocuidado, sexualidade, sono, rotina, dinâmica familiar, uso de drogas dentre tantas outras informações para o psicólogo elaborar a dimensão do caso e projeto terapêutico: planejamento de tratamento para ser seguido inicialmente, podendo se modificar ao longo do curso da psicoterapia.

A conduta do psicólogo irá variar de acordo com a sua especialidade e método de avaliação, contudo, na Psicologia temos alguns princípios seguidos sobre o código de ética, por exemplo:

Sigilo: É garantido pelo código de ética do psicólogo, escutar e preservar aquilo que nos é revelado faz parte do trabalho do psicólogo. O que for dito em sessão será mantido em segredo entre o paciente e o profissional. A quebra do sigilo podo ocorrer se o paciente coloca-se em risco ou outros em risco de vida.

Escuta terapêutica: Baseia-se em técnicas psicológicas sem julgamento para atender e atentar sobre angústias, dificuldades e limitações do paciente para assistir e potencializar nele condições de superação do problema.

Proporcionar conforto: Expor e relatar problemas pessoais geralmente não costuma ser algo tranquilo, por esta razão a prática psicológica respeita o "tempo" do paciente, proporcionando-lhe um ambiente acolhedor na intenção de que o paciente relaxe e consiga refletir e melhor expressar sobre os motivos que lhe trazem ao consultório. Esta conversa vai ficando mais agradável ao passo em que o paciente se vincula positivamente ao profissional, e percebe que não há julgamento e críticas, mas sim espaço para a expressão de particularidades do paciente. Estabelecendo uma relação de confiança e respeito para facilitar o tratamento e chegar aos resultados esperados.


Então, RELAXE! Mesmo que haja dúvidas e estas ou outras perguntas existam, venha à consulta, pois com a certeza estarei lá, como profissional disposta a assisti-lo em suas angústias, medos e dificuldades. E aos poucos, você se sentirá confiante e irá se despir de receios e medos, e se permitirá a falar sobre o que realmente lhe incomoda, e assim, poderá modificar comportamentos e experiências que lhe causam sofrimento.

A formação do psicólogo proporciona a base profissional para atendimentos de diversos quadros clínicos. A realização do trabalho para um psicólogo é perceber que, ao fim do tratamento, a pessoa vai embora muito melhor do que lá chegou, e normalmente é o que acontece!

--

Psicóloga Carla Ribeiro CRP-SP 86203

Av. Conselheiro Nébias, 444 cl. 1709 - Encruzilhada, Santos SP

Tel. (13) 33019055 / WhatsApp +5513981148567

Instagram: @psicologacarlaribeiro

Facebook: https://web.facebook.com/PsicologaCarlaRibeiro

E-mail: contato@psicologacarla.com

Comentários

Comente sobre esse tema

Avaliações