Testes Psicológicos

Testes Psicológicos são instrumentos psicológicos em que o uso, o manuseio, a aplicação, a aquisição e a posse são exclusivos de Psicólogos conforme a Lei nº 4.119/62. Por definição, os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituídos de técnicas de uso e aplicação privativas do psicólogo.


Ressalta-se que os testes medem aspectos subjetivos do sujeito. Assim, dados sob o contexto psicossocial do paciente devem compor a anamnese, como por exemplo, a dinâmica familiar, antecedentes de transtornos mentais na família, o uso de medicamentos dentre outros fatores uma vez que os testes não substituem a avaliação do psicólogo, e sim a complementa.


Desta forma, seguindo princípios do código de ética, o psicólogo que faz a aplicação, deve ser o responsável na análise dos resultados e elaboração de relatórios, laudos e parecer psicológico.

Abaixo segue um breve resumo de alguns dos testes que utilizo:

As Escalas de Beck são um instrumento padronizado para a população brasileira como teste psicológico, possui indicação para aplicação na população de 17 até 80 anos. É composto por quatro escalas, sendo elas: a Escala de Ideação Suicida (BSI), a Escala de Desesperança (BHI), o Inventário de Depressão (BDI) e o Inventário de Ansiedade (BAI). Estas podem ser utilizadas separadamente ou agrupadas, fica a cargo do(s) objetivo(s) a serem investigados pelo psicólogo. 

O Inventário de Depressão (BDI), mensura perspectivas futuras, irritabilidade, retraimento social, mudanças na auto-imagem, disposição e comprometimento para com diferentes atividades da vida do sujeito, níveis de insatisfação e outros. 

O Inventário de Ansiedade (BAI), mensura sensações físicas, auto-percepção do estado emocional e dos comportamentos que envolvem sintomas de ansiedade para classificar a intensidade da ansiedade. 

A Escala de Desesperança (BHI) mensura a falta de esperança no futuro, que mediante a intensidade proporciona maior vulnerabilidade para o desenvolvimento de diversos transtornos mentais. 

A Escala de Ideação Suicida (BSI), fornece indicadores para o risco de suicídio, tanto pela ideação quanto pela possibilidade de concretizar as ideias com planos e desejos. 



O QSG foi desenvolvido como instrumento de apoio na detecção de distúrbios psiquiátricos menores. Permite avaliar a severidade de distúrbios psiquiátricos não-psicóticos e servir como meio de identificação de casos potenciais dos mesmos, na população geral não clínica. Faixa etária: de 20 a 70 anos. 









O Teste de Apercepção Temática (TAT) é um teste projetivo que identifica aspectos importantes da personalidade do sujeito. Baseia-se em técnicas projetivas mediante apresentação de pranchas, previamente selecionadas pelo psicólogo, onde o paciente deve desenvolver uma narrativa diante das figuras de cada prancha. As cenas retratam situações ambíguas, e as histórias produzidas expressam sentimentos e necessidades conscientes e inconscientes. Normalmente sua aplicação ocorre em duas sessões e com a faixa etária a partir de 14 anos.








Instrumento que avalia sintomas comportamentais do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em situação escolar, tendo o professor como fonte de informação. Tem a finalidade de subsidiar a avaliação psicológica e o processo psicodiagnóstico: avaliar a desatenção e a hiperatividade (sintomas primários); avaliar problemas de aprendizagem e comportamento antissocial (sintomas secundários); monitorar os efeitos das intervenções (psicológica, psicopedagógica e medicamentosa) na escola. Faixa etária: de 6 a 17 anos.









ISSL - Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp – Instrumento psicológico que identifica e classifica os diferentes níveis de stress, em alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão. Permite realizar um diagnóstico preciso de stress e determinar sua manifestação por meio da sintomatologia em área física e/ou psicológica, visando maior cuidado em situações de tensão. Aplicação é individual, ocorre em única sessão e validado para utilização a partir de 15 anos de idade. 









O Teste de Inteligência Geral Não Verbal – TIG-NV tem por objetivo avaliar o desempenho de inteligência através de relações lógicas e não verbais mediante apresentação de estímulos que possibilitam a análise neuropsicológica, desta forma, permite que o sujeito identifique os raciocínios corretos e incorretos, bem como os processamentos envolvidos na sua execução. Pode ser utilizado de forma individual e coletiva, inclusive para fins de seleção, uma vez obtido o QI quociente de inteligência de acordo com o grau de escolaridade (Fundamental, Médio e Superior), tem o público de utilização entre 10 anos e 79 anos de idade.







HTP (House-Tree-Person) - Teste que avalia a personalidade e desvela a capacidade do sujeito em experienciar sua individualidade na interação com outros e em diferentes ambientes. Permite a projeção e a identificação de conflitos pessoais em três desenhos diferentes, a casa, a árvore e a pessoa que são aplicados em uma única sessão. Através do traço são avaliadas inúmeras características pessoais, tanto conscientes como inconscientes. O teste é voltado para adultos e crianças acima de 08 anos de idade. 











Escla de Inteligência Wechsler para Crianças WISC-III, avalia a inteligência de crianças a partir dos 06 até adolescentes de 16 anos. Considera a capacidade de raciocínio, lidar e também na interação com o meio ambiente. Por esta razão, investiga diferentes capacidades, verbais, perceptivos-motores, informação, semelhanças, aritmética, vocabulário, compreensão, dígitos, dentre outros. Utilizado para utilizado para avaliação psicoeducacional, diagnóstico de crianças excepcionais em idade escolar, avaliação clínica e neuropsicológica.

Comentários

  1. Sou estudante de psicologia, e essas postagens me ajudaram bastante em relação aos testes.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em tê-la ajudado. Desmistificar e informar são funções deste site também.

    Um abraço e bons estudos

    ResponderExcluir
Comente sobre esse tema

Avaliações