Medo e aspectos psicológicos
O medo pode também nos preservar, zelando à favor da nossa sobrevivência. Mas tem outro tipo de medo, aquele que empaca a engrenagem do ritmo vida, sabota os nossos sonhos e nos faz duvidar da própria capacidade, gerando perdas de oportunidade, entre outros.
Já ouvi muita gente dizendo que temos que lutar contra o medo, ser mais fortes que ele para vencê-lo? Arrisco-me a dizer que o medo não deve ser seu inimigo, embaso minha percepção e contuda, acredito justamente que é conhecendo o medo que poderemos nos fortalecer e integrar o arquetipo de sombra. Para Jung a cura e a liberdade pessoal é possível quando tomamos consciência e enfrentando nossas sombras.
É preciso conhecer a fundo o próprio medo para então trabalhar estratégias de aproximação, dialogar com as próprias angústia e tomar consciência das dimensões reprimidas, onde se escondem os instintos, a violência, a raiva, o ódio…
Se os escondemos, esses "demônios" internos adquirem maior ferocidade e, se os silenciarmos, eles acabarão nos controlando, projetando sobre os outros, em muitos casos, uma imagem de nós mesmos que não gostamos.
Autoconhecimento é a consequência que a psicoterapia proporciona, a ferramenta adequada do psicólogo para conhecer e aprofundar com o paciente no desenvolvimento de estratégias de aproximação e superação dos medos e de aspectos mais sombrios da personalidade.
Não tenha medo ou vergonha, procure um psicólogo. Há tempo, vem viver com saúde mental. Cuide-se bem e vem para psicoterapia você também❤
--
Psicóloga Carla Ribeiro CRP-SP 86203
Av. Conselheiro Nébias, 444 cl. 1709 - Encruzilhada, Santos SP
Tel. (13) 33019055 / WhatsApp +5513981148567
Instagram: @psicologacarlaribeiro
Facebook: https://web.facebook.com/PsicologaCarlaRibeiro
E-mail: contato@psicologacarla.com
Comentários