Ansiedade Psicoterapia


 A ansiedade patológica é caracterizada pela criação de dificuldades e expectativas excessivas, impacta significativamente na saúde mental, na vida social e na produtividade pessoal e profissional. Está associada a altos níveis de preocupação e antecipação negativa em relação a eventos futuros, resultando em um estado de constante tensão e estresse.

 Ansiedade Patológica é um traço de personalidade, e a consequência é a sensação de estar sobrecarregado pela pressão auto imposta de atingir padrões elevados e perfeccionistas. Ele pode estabelecer expectativas irreais para si mesmo, temendo falhar ou decepcionar para com os outros. Essa mentalidade pode levar a uma busca incessante por aprovação e validação externa, resultando em um ciclo de autocrítica e autodesvalorização.

Acomete na capacidade de concentração e foco, pois a mente está constantemente ocupada com preocupações e antecipações negativas. Isso pode levar a dificuldades em concluir tarefas, tomar decisões e lidar com desafios do dia a dia. A produtividade pode é comumente afetada devido à procrastinação, evitação de situações estressantes ou perfeccionismo paralisante.

Além disso, a ansiedade patológica pode ter um impacto negativo nas relações interpessoais. A pessoa ansiosa pode ter dificuldade em se relacionar de maneira saudável e autêntica com os outros, pois está constantemente preocupado com o julgamento e a rejeição. O resultado é a tendência do isolamento social, sentimentos de solidão e uma diminuição na qualidade dos relacionamentos.

Para aprender a gerenciar e lidar com esse traço de personalidade ansiosa e minimizar seus efeitos negativos sugere-se a psicoterapia, com psicólogo(a), de suma importância aprender a gerir e reduzir o impacto da vida pessoal e profissional. A psicoterapia cognitivo-comportamental, por exemplo, pode ser eficaz na identificação e modificação dos padrões de pensamento disfuncionais, bem como no desenvolvimento de estratégias saudáveis de enfrentamento do estresse. O autocuidado, incluindo práticas de relaxamento, exercícios físicos e hábitos de sono saudáveis, também pode ser útil no manejo da ansiedade patológica.

É fundamental lembrar que a ansiedade patológica não é um traço de personalidade fixo, e que é possível aprender a lidar com os pensamentos e sentimentos ansiosos de maneira mais adaptativa. Com suporte adequado, é possível melhorar a saúde mental, reduzir a influência negativa da ansiedade na produtividade e cultivar relacionamentos mais gratificantes.
--
Autor: Psicóloga Carla Ribeiro CRP-SP 86203

Av. Conselheiro Nébias, 444 cl. 1709 - Encruzilhada, Santos SP

Tel. (13) 33019055 / WhatsApp +5513981148567

Instagram: @psicologacarlaribeiro

Facebook: https://web.facebook.com/PsicologaCarlaRibeiro

E-mail: contato@psicologacarla.com




Comentários

Comente sobre esse tema

Avaliações