Psicoterapia de casal

A terapia de casal ou terapia conjugal é a possiblidade de realizar psicoterapia com o(a) parceiro(a), realizado pelo psicólogo que se ...

A terapia de casal ou terapia conjugal é a possiblidade de realizar psicoterapia com o(a) parceiro(a), realizado pelo psicólogo que se atém ao foco das dificuldades específicas que surgem nesta relação, auxiliando o casal a reestabelecer a harmonia da relação.

Crises em um relacionamento podem desestruturar uma relação, mas também conduzem à profundas transformações, compete a cada parceiro convocar seus reais desejos e prioridades estabelecendo estratégias e meios de alcançá-los.

Ao expor a dificuldade da relação, cada participante fala de si, de suas expectativas e frustrações com relação ao outro. Com a mediação do psicólogo, o trabalho se inicia para estabelecer um canal de comunicação e reflexão em que cada parceiro passa a se identificar no conflito, e assim, a repensar nas mudanças necessárias a si no âmbito individual e para a relação também, que pode ser o namoro, o casamento, o noivado ou amasiado.


As razões para buscar a terapia de casal geralmente são dificuldades... sexuais; emocionais; infidelidade; violência doméstica; inabilidade para lidar com o estresse; divergências de valores para com a educação com os filhos, carreira, cuidados coma casa, dinheiro, dentre outros.

O primeiro atendimento é realizado na presença do casal, assim o psicólogo tem a visão geral do conflito, e consegue compreender melhor a postura de cada parceiro. Posteriormente, mediante a queixa, o profissional pode definir se o casal virá às sessões em conjunto ou separado, alternadamente ou vice-versa conforme a questão a ser trabalhada.

Os atendimentos têm duração de aproximadamente uma hora por semana. A psicoterapia de casal não tem duração pré-determinada, seu tempo e andamento são influenciados pela natureza da queixa; a disposição e empenho de seus participantes em melhorarem a si na relação; a profundidade das mágoas e desilusões; aspectos emocionais e cognitivos de cada um. A considerar as variáveis acima, a terapia de casal tem uma duração mínima de aproximadamente de quatro meses, tempo de duração menor quando comparada à psicoterapia individual, por exemplo.


Os benefícios da psicoterapia de casal ocorrem ao passo que o casal passa a melhor identificar seus objetivos em comum, na comunicação, na partilha das responsabilidades e cooperação, a minimizar e diluir a competição compreendendo melhor as necessidades do parceiro, na satisfação e qualidade da relação sexual.


Postagens relacionadas

Relacionamento Familiar 1737269154117354438

Postar um comentário

emo-but-icon

Encontre-me no Facebook

Divulgue nossos textos

Últimos artigos

Psicóloga Carla Ribeiro. Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.

+Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Endereço e contato

Consultório de Psicologia em Santos
Av.: Conselheiro Nébias, 444 - conj. 1709
Encruzilhada, Santos/SP
CEP 11045-000
Telefone: (13) 3301-9055

Total de visualizações

item