Psicoterapia para adolescentes

Adolescência é uma fase marcada por transformações, elas estão presente no corpo, nas emoções, desejos, direitos e responsabilidades. Deixar de lado a imagem da infância para transitar e construir uma nova identidade. Para tanto se deparam entre dúvidas, medos, ilusões, erros e conquistas que marcam profundamente a forma de ser e estar no mundo, uma necessidade que os diferenciam dos pais na intenção de se reafirmarem buscando a própria identidade.

Um período conturbado, repleto de riscos e energia, transgressões e impulsividade fazem muitos pais pensarem e repensarem em como lidar e superar esta fase sem perderem a cabeça, sendo necessário, em muitos momentos o auxílio profissional.

Sim! Normalmente são os pais quem buscam o atendimento psicológico aos filhos por diferentes razões, como por exemplo a defasagem no desempenho escolar, dificuldades significativas na alimentação (obesidade, anorexia e bulimia), questões relacionadas à sexualidade, comportamentos agressivos consigo ou com outros, dúvidas em relação à escolha profissional, apatia e desânimo, uso de álcool e drogas, dificuldades para integração com seus pares, ansiedade e euforia em demasia, dentre outras... 

Assim, quando os pais solicitam o atendimento, é agendado uma consulta com os mesmos, que deverão expor todas as situações e dúvidas relevantes quanto ao(a) jovem. Com base nas informações transmitidas pelos pais, em um segundo momento, o psicólogo dará continuidade ao atendimento com o adolescente e fará face a queixa colocada. 




Se não houver dúvidas quanto à presença de uma dificuldade psíquica e o adolescente estiver disposto à psicoterapia, dar-se-á continuidade ao acompanhamento psicológico. Caso o adolescente tenha menos de 16 anos é importante que vá à primeira consulta acompanhado dos pais ou de um adulto responsável. 

Sentindo-se acolhido pelo psicólogo de adolescentes, o jovem poderá entrar em contato com suas dúvidas e angústias, facilitando a reflexão promovendo as mudanças emocionais necessárias, contribuindo para o autoconhecimento, minimizando conflitos. A psicoterapia para adolescentes auxilia na gestão de conflitos e conduz a tomada de decisões conscientes e mais maduras por parte do jovem.
 


Postar um comentário

Encontre-me no Facebook

Divulgue nossos textos

Últimos artigos

Psicóloga Carla Ribeiro. Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.

+Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Endereço e contato

Consultório de Psicologia em Santos
Av.: Conselheiro Nébias, 444 - conj. 1709
Encruzilhada, Santos/SP
CEP 11045-000
Telefone: (13) 3301-9055

Total de visualizações

static_page