Psicoterapia Infantil

As crianças, em geral, manifestam comportamentos diferentes, quando algo não está bem, tais como: dificuldades de concentração, agressividade, birra excessiva, dificuldade em brincar com outras crianças, choro constante, entre outros comportamentos que possam vir a comprometer o desempenho escolar da criança e seu bem estar.

É comum a escola apontar a mudanças comportamentais na infância e solicitar uma avaliação ao profissional de psicologia.

Na primeira consulta o psicólogo irá realizar uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis a fim de reunir informações sobre a história da criança e da família. Na segunda consulta, o psicólogo irá avaliar a criança buscando concluir o seu psicodiagnóstico com duas ou três consultas, e a partir deste psicodiagnóstico traçar um projeto terapêutico se necessário. 

A psicoterapia infantil, acontece através da ludoterapia, afinal, a criança não está inserida no mundo da linguagem tal como o adulto. O objetivo é compreender os conflitos, angústias, fantasias e dificuldades na intenção de apoiar a criança e sua família.

A melhora, em relação ao quadro inicial, é detectada através da evolução de seus desenhos e atividades terapêuticas com brincadeiras e jogos, bem como, a expressão dos comportamentos do infante em casa e na escola, cujas informações são sempre verificadas junto aos pais e professores. 

A participação dos pais é fundamental para a manutenção da evolução da criança porque, em geral, eles quase sempre estão ligados aos sintomas apresentados pelos filhos. Pois a relação familiar é de fundamental importância e cabe orientação, afinal filhos não vêm com manual de instrução, por isso aprender e reaprender a lidar com as necessidades de cada fase é tão importante! 

Conheça nosso diferencial, um espaço específico para a realização da psicoterapia infantil:




Leia mais sobre temas relacionados à infância.

Avaliações