Saúde do trabalhador e motivação laboral

A aceleração do mercado de trabalho e a crescente complexidade das organizações para adequação às múltiplas demandas, desde os novos ambientes de produção à constante competitividade das relações podem resultar na baixa produtividade, decadência da qualidade de vida até o adoecimento do trabalhador.

A motivação laboral é um tema de competência da área gerenciada pelo setor de recursos humanos, que busca minimizar insatisfações do trabalhador perante a organização e almeja a realização profissional do funcionário. 

O conceito de desenvolver estratégias motivacionais se amplia. Implica não só à organização encontrar o perfil adequado de um trabalhador para o desenvolvimento de uma dada função, como também, a valorização do funcionário, proporcionando-lhe condições saudáveis e favoráveis para o desempenho da função (Erez, Kleinbeck e Thierry, 2001).

Estratégias motivacionais são entendidas como processos para identificar os mecanismos de prazer que o trabalhador encontra ou pode encontrar em seu ambiente de trabalho. Destaca-se que tais mecanismos ocorrem mediante as particularidades e do perfil de cada trabalhador, na interação com o ambiente de trabalho.

Assim, as estratégias motivacionais são mais eficientes quando os estímulos para motivar correspondem diretamente às metas e valores do trabalhador em questão. Assim, há necessidade de identificar o perfil dos profissionais, bem como aprimorar o ambiente de trabalho.

Logo a Psicologia pode intervir no ambiente de trabalho proporcionando reflexões significativas à gestão organizacional afim de: aprimorar a gestão; maximizar a motivação dos trabalhadores; identificar o perfil individual do trabalhador. 

A intervenção psicológica ocorre no aprimoramento da gestão da organização abarcando estudo sobre a dinâmica da organização, buscando compreender aspectos abaixo, por exemplo: 
Qual é a relação das metas, interesses e motivos do trabalhador com as estratégias motivacionais utilizadas na empresa? É relevante encontrar uma forma para harmonizar os motivadores organizacionais com as metas e interesses concretos dos empregados? Como valorizar os empregados no trabalho a partir das suas disposições, das suas metas e interesses? Como determinar os níveis potenciais de energia que os empregados podem investir no trabalho? E outros... 

A intervenção psicológica para a maximização da motivação dos trabalhadores através de palestras para identificar os perfis para a execução de tarefas. 

A intervenção psicológica individual para a identificação do perfil psicológico para nortear o trabalhador sobre o próprio potencial e habilidades nas tarefas que lhe geram prazer e satisfação. O conhecimento do perfil motivacional do trabalhador possibilita o desenvolvimento de programas diferenciados de motivação dentro da organização, visando atender metas de diversos grupos de trabalhadores mediante os valores da empresa.

Com a atuação da Psicologia a organização pode sem dúvida, motivar o trabalhador, minimizar insatisfações e conflitos na organização, promover saúde e qualidade de vida entre os funcionários, oportuniza a melhor atuação, rendimento e produção de um dado setor da empresa. 



____________ 

EREZ, M.; KLEINBECK, U.; THIERRY, H. Work motivation in the context of a globalizing economy. London: Lawrence Erlbaum, 2001.

Comentários

Comente sobre esse tema

Avaliações