O que acontece na primeira consulta psicológica?

A (s) primeira(s) consulta(s) são importante(s) para um período de avaliação para conhecer e explorar a(s) queixa(s) do paciente, bem co...

A(s) primeira(s) consulta(s) são importante(s) para um período de avaliação para conhecer e explorar a(s) queixa(s) do paciente, bem como o contexto de vida que ela surge e comportamentos desencadeados a partir de então. Assim, é possível o psicólogo elaborar um projeto terapêutico, um planejamento de tratamento para ser seguido ao longo do processo psicoterapêutico.

A conduta do psicólogo irá variar de acordo com a sua especialidade e método de avaliação, contudo, na Psicologia temos alguns princípios que são iguais ou parecidos entre todos os profissionais, por exemplo:

Sigilo: É garantido pelo código de ética do psicólogo, escutar e preservar aquilo que nos é revelado faz parte do trabalho do psicólogo. O que for dito em sessão será mantido em segredo entre o paciente e o profissional.

Escuta terapêutica: Baseia-se em técnicas psicológicas sem julgamento para atender e atentar sobre angústias, dificuldades e limitações do paciente para assistir e potencializar nele condições de superação do problema.

Proporcionar conforto: Expor e relatar problemas pessoais geralmente não costuma ser algo tranquilo, por esta razão a prática psicológica respeita o "tempo" do paciente, proporcionando-lhe um ambiente acolhedor na intenção de que o paciente relaxe e consiga refletir e melhor expressar sobre os motivos que lhe trazem ao consultório. Esta conversa vai ficando mais agradável ao passo em que o paciente percebe que não há julgamento e críticas, mas sim espaço para a expressão de particularidades do paciente. Estabelecendo uma relação de confiança e respeito para facilitar o tratamento e chegar aos resultados esperados.

Então, RELAXE! Mesmo que haja dúvidas e estas ou outras perguntas existam, vá a consulta, pois com a certeza haverá um profissional disposto a cuidar de suas angústias, medos e dificuldades. E aos poucos, você se sentirá confiante e irá se despir de receios e medos, e se permitirá a falar sobre o que realmente lhe incomoda, e assim, poderá modificar comportamentos e experiências que lhe causam sofrimento.

A formação do psicólogo proporciona a base profissional para atendimentos de diversos quadros clínicos. A realização do trabalho para um psicólogo é perceber que, ao fim do tratamento, a pessoa vai embora muito melhor do que lá chegou, e normalmente é o que acontece!

Postagens relacionadas

psicologia 6896130380557957710

Postar um comentário

emo-but-icon

Encontre-me no Facebook

Divulgue nossos textos

Últimos artigos

Psicóloga Carla Ribeiro. Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.

+Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Endereço e contato

Consultório de Psicologia em Santos
Av.: Conselheiro Nébias, 444 - conj. 1709
Encruzilhada, Santos/SP
CEP 11045-000
Telefone: (13) 3301-9055

Total de visualizações

item